Criar um Site Grátis Fantástico

A língua no diagnóstico de doença

A língua no diagnóstico de doença

Introdução:

A língua é um órgão muscular associado à função de deglutição, paladar e fala. Atua como um órgão facilmente acessível para a avaliação da saúde de um indivíduo e mostra o estado do espelho. o sistema gastrointestinal e qualquer funcionamento anormal do estômago e intestinos serão refletidos na língua.

Alguns tipos de alterações ocorrem na língua em algumas doenças específicas.É por isso que o exame da língua é muito importante e fornecerá algumas dicas para o diagnóstico.Todos os médicos examinam a língua e consideram as mudanças no tamanho, forma, cor e umidade. , revestimento, natureza das papilas e movimentos ect.

Aparência da língua em algumas condições anormais: -

1) Movimentos da língua: -

a) Em uma paralisia unilateral do corpo (hemiplegia), a língua se move em direção ao lado parilizado quando sobressai.

b) O movimento tremulus da língua é observado em doenças como tireotoxicose, delirium tremens e parkinsonisum. O tremor também é observado em pacientes nervosos.

c) Na paralisia bulbar progressiva, haverá perda e paralisia da língua com fibrilação.Eventualmente, a língua fica enrugada e fica sem função no assoalho da boca.Esta condição está associada ao drible de saliva e perda de fala.

d) Nos movimentos rítmicos involuntários, o paciente pode não ser capaz de manter a língua protuberante em repouso; ele se move involuntariamente.

2) Umidade da língua: -

A umidade da língua fornece algumas indicações sobre o estado de hidratação do corpo. A depleção do volume de água leva à insuficiência circulatória periférica caracterizada por falta de sede, sede, inquietação, anorexia, náusea, vômito, língua seca e ressecada.

A secura da língua é observada nas seguintes condições.

a) Diarréia
b) Fases posteriores da doença grave
c) Uremia avançada
d) Choque hipovolumico
e) Exaustão por calor
f) Hiponatremia
g) Obstrução intestinal aguda
h) Fome
i) Jejum prolongado.

3) Mudança na cor da língua: -

a) Cianose central: -

A cianose é a descoloração azulada da membrana mucosa devido a uma diminuição na quantidade de oxigênio no sangue. Isso ocorre na insuficiência cardíaca, na insuficiência respiratória e na anoxia. Na língua da cianose, os lábios ect ficam pálidos.

b) Icterícia: -

Esta é a descoloração amarelada de todas as superfícies de muco do corpo (incluindo a língua) devido ao aumento da bilirrubina no sangue. A icterícia é observada em hepatites, obstrução do ducto biliar, aumento da destruição de hemácias e ect ...

c) Uremia avançada: -

Este é o aumento da uréia e de outros resíduos nitrogenados no sangue devido à insuficiência renal. Aqui a língua fica marrom.

d) Ceto acidose: -

Esta é a acidose com acúmulo de corpos cetônicos observada principalmente no diabetes mellitus. Aqui a língua fica marrom com um cheiro típico de cetona da boca.

e) Deficiência de riboflavina: -

A deficiência dessa vitamina (vitamina B2) produz uma coloração megenta da língua com dor e fissuras nos lábios.

f) Deficiência de niacina: -

A deficiência de niacina (vitamina B3) e algumas outras vitaminas do complexo B resulta em língua vermelha escarlate ou carnuda brilhante.

g) Anemia: -

É a diminuição da porcentagem de hemoglobina no sangue. Na anemia grave, a língua fica pálida.

4) Revestimento na língua: -

a) Mau hálito: -

A principal causa do mau hálito é a formação de um revestimento pastoso (biofilme) na língua, que causa milhares de bactérias anaeróbias, resultando na produção de gases ofensivos. Aqueles que se queixam de mau hálito podem ter um revestimento espesso na parte posterior da língua. .

b) Febre tifóide: -

Na febre tifóide, a língua fica branca como um pêlo.

c) Candidíase;

É uma infecção fúngica que afeta as superfícies mucosas do corpo. Na língua, haverá lesões brancas descamativas.

d) No diabetes e no hipoadrenalismo, haverá lesões brancas descamativas.

e) Sífilis secundária: -

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela infecção por trepenoma pallidum.Na segunda fase desta doença, podemos ver manchas mucosas que são indolores, placas opalescentes brancas e macias, com cintilação, que não podem ser raspadas facilmente.

f) leokoplakia: -

Aqui manchas ceratóticas brancas são vistas na língua e na cavidade oral. Essa é uma condição pré-cancerosa.

g) AIDS:

Nestes pacientes, é observada leucoplasia cabeluda.

h) Peritonite: -

É a inflamação do peritônio (cobertura interna da cavidade abdominal que também cobre os intestinos e os mantém em posição). Nessa condição, há um sulco branco da língua.

i) Doença aguda: -

Furring também é visto em algumas doenças agudas.

5) Papilas: -

Estas são pequenas projeções na língua associadas ao paladar. Existem diferentes tipos de papilas na língua saudável. Em algumas doenças, ocorrem algumas alterações anormais.

a) Língua peluda:

Esta condição é devida ao alongamento das papilas filiformes observadas em má higiene oral, debilidade geral e indigestão.

b) Geogra

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.7/5 (1117 votos)


ONLINE
4






Clique e veja diversos assuntos interessantes


  Presente pra você!!! Medicina Alternativa  Clique Aqui





Total de visitas: 213959